9 de junho de 2007

GENITOSCOPIA (COLPOSCOPIA)

GENITOSCOPIA ou COLPOSCOPIA é um exame ginecológico de magnificação. É realizada da mesma maneira do exame ginecológico da prevenção com a diferença de ter o uso de um aparelho chamado COLPOSCÓPIO que permite visualizar imagens em grande aumento (10 a 40 vezes) dos órgãos genitais femininos.
Desta maneira pode-se captar alterações que passam desapercebidas a olho nú no exame ginecológico de rotina. Conforme a área a ser examinada a genitoscopia recebe o nome de Vulvoscopia (vulva), Colposcopia (vagina e colo do útero) e Anuscopia de magnificação (anus).

O exame é indolor e realizado em consultório por um médico ginecologista especializado. Após a colocação do espéculo vaginal são usados alguns reagentes líquidos com o uso de algodão que melhoram a visualização da área a ser examinada pelo aparelho e que facilita a realização do exame. O aparelho não entra em contato direto com a paciente é apenas um instrumento de visualização para o médico.

Caso haja alguma evidência de imagens consideradas fora do padrão habitual é realizado durante o próprio exame a retirada de um fragmento de tecido da região comprometida (vulva, colo, vagina ou ânus) que é encaminhado para estudo anatomopatológico. Este procedimento recebe o nome de BIÓPSIA.

A genitoscopia está indicada quando existe alguma alteração no exame preventivo (Papanicolau) , para seguimento ou controle após tratamento de neoplasias intraepiteliais e do câncer do colo do útero , visualizações de lesões sub-clínicas de HPV e outros procedimentos ginecológicos.

Para qualquer exame ginecológico (inclusive a genitoscopia) que necessite de uma avaliação é necessário alguns cuidados:


1. Não estar menstruada. Esperar 3 dias após o término da menstruação para realizar o exame.
2. Abster-se da atividade sexual por 3 dias antes do exame.
3. Não usar cremes, gel ou lavagem intra-vaginal nos 05 dias que precedem a data do exame.


LEMBRE-SE !!!! REALIZE O SEU EXAME PREVENTIVO ANUALMENTE.CÂNCER DO COLO DO ÚTERO PODE SER EVITADO.