21 de julho de 2011

#CANCER DE MAMA = FATORES DE RISCO E INCIDÊNCIA#


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2011 terão 500 mil casos novos de câncer  sendo que 20% serão de mama.
Geralmente o  câncer de mama incide em regiões de melhor poder econômico, porem o Japao foge da regra tendo a menor incidência da doença(25 casos para 100mil mulheres). O Brasil está abaixo da media com 140 casos para 100 mil mulheres. É uma doença que também atinge o sexo masculino com menor incidência sendo de 1 homem para cada 100 mulheres.
FATORES DE RISCOS: podemos dizer que existe a possibilidade de aparecimento da doença (mas não necessariamente) se houverem conjunto dos fatores de riscos abaixo relacionados.
IDADE: A medida que avança a idade também aumenta o risco de aparecimento da doença. Entre 40-49 anos =1 caso em 70 mulheres, 50-59 anos =1 em 40, 60-69 anos =1 em 25 e  ate 70 anos =1 caso em 8.
HISTÓRICO FAMILIAR DE CANCER DE MAMA: ocorrem fatores de risco se há  principalmente em parentes de primeiro grau, aparecimento em período da pré-menopausa e em parentes do sexo masculino.
ANTECEDENTES E HÁBITOS PESSOAIS: se a pessoa já teve um diagnóstico anterior de câncer de mama ou biópsia de mama com atipias,  e se tem o hábito de bebida alcoólica ou alcoolismo (a partir de 02 taças de vinho ao dia)
ANTECEDENTES MENSTRUAIS:  primeira menstruação precoce (antes dos 10 anos), menopausa tardia (acima dos 53 anos), terapia hormonal (indução de ovulação, tratamento hormonal na menopausa).
ANTECEDENTES OBSTÉTRICOS: nuliparidade (nunca ter engravidado) e primeira gestação a termo após os 30 anos
OBS: Podemos considerar como FATORES DE PROTEÇÃO da doença: gestação a termo antes dos 25 anos, amamentação e multiparidade (varias gestações).