12 de abril de 2011

QUANDO O CORRIMENTO É NORMAL??

Pergunta freqüente em consultório: QUANDO O CORRIMENTO É NORMAL???

Assim como a boca é um meio em contato com o exterior e tem a saliva como proteção e  o globo ocular tem a lagrima, a vagina teria o “corrimento” um conjunto de elementos que forma um conteúdo mucoso determinando a sua proteção. 

A mulher sempre estará úmida ( com exceção da menopausa) nos seus órgãos genitais, porque pela produção hormonal, pela sua imunidade existe a formação do corrimento para sua proteção através dos lactobacilos, os quais chamamos de bacilos de Doderlein, que deixam a vagina mais acida e assim mais protegida. 

O corrimento normal sai branco e quando em contato com o oxigênio muda de cor se torna amarelo e passando o tempo se torna esverdeado e ate amarronzado. Vai manchar a calcinha e nem água sanitária tira essa mancha. 
  
O corrimento estará mais acentuado antes e depois da menstruação e no meio do ciclo, entre uma menstruação e outra (período ovulatorio).  Nesse ultimo ele se torna bem viscoso, abundante e transparente tipo clara de ovo, onde a mulher muitas vezes sente o corrimento escorrer quando ao fazer o esforço da micção ou ao andar. 

O cheiro é tipo agridoce, tipo yogurte. Quando após o banho é como se acabasse de abrir o potinho de yogurte o cheiro é bom, no final do dia, após transpirar o “yogurte” azeda, o cheiro é mais azedo. 

Prurido ou coceira ocasionais que passam rapidamente são normais, diferente dos que são persistentes. Também observar o odor ou cheiro desagradável tipo “peixaria”, pois aí já caracteriza uma infecção, como também o corrimento que quando sai já se encontra amarelado ou esverdeado diferente da cor branca.