11 de maio de 2010

#CANCER DE COLO UTERINO#


"Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer do colo do útero são elevadas, constituindo-se em um grave problema de Saúde Pública. 
Apesar de todas as iniciativas de aumento da cobertura populacional do rastreio das lesões precursoras do câncer do colo do útero e relativa disseminação das práticas para seu diagnóstico e tratamento, ainda são altas as taxas de incidência e de mortalidade por esta doença.
O rastreamento do câncer de colo uterino por meio da citologia oncótica cérvico-vaginal é reconhecido como estratégia segura e eficiente mundialmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o rastreamento apresenta boa cobertura, ou seja, de 80%, e associa-se ao tratamento do câncer de colo uterino nos estágios iniciais, sua efetividade tem resultado em diminuição das taxas de incidência de câncer cervical invasor de até 90%. A experiência nos países nórdicos, por exemplo, mostra redução na taxa de incidência do câncer de colo uterino entre 1986 a 1995 de 34% na Noruega, 54% na Dinamarca, 55% na Suécia, 75% na Finlândia e 67% na Islândia." (Boletim da Associação Brasileira de Genitoscopia, abril 2010)

Sabe-se que uma das maneiras mais práticas e eficientes mundialmente e no Brasil para a prevenção dessa doença é a CITOLOGIA ONCÓTICA conhecidos pelo nome de PREVENTIVO ou PAPANICOLOAU. É este um simples exame ginecológico capaz de detectar alterações celulares que podem originar ou que já apresentam a doença. 

Fica a dúvida de quando iniciar ou até que idade deve-se fazer a prevenção. Faz-se o exame após iniciar a atividade sexual, em qualquer idade ou mesmo que  você não tenha vida sexual ativa. Nesse último caso, iniciar a prevenção a partir dos 25 anos. Deve-se manter a prevenção anualmente, desde que não haja alteração do resultado. 

Independente da idade, deve-se dar continuidade a prevenção ao longo da vida, pois hoje considera-se a prevenção como o melhor tratamento, pela detecção precoce da doença e também aumento da longevidade das nossas mulheres que dão continuidade da atividade sexual em idades mais avançadas.

"EXISTEM MOMENTOS QUE VOCÊ NÃO PRECISA PASSAR."
" MOSTRE AMOR POR VOCÊ MESMA!" 

"FAÇA O EXAME PREVENTIVO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO!"

24 de fevereiro de 2010

#HISTORIAS QUE A VIDA CONTA!#


A vida nos traz surpresas. A vida nos mostra como podemos viver melhor mesmo quando os momentos não são os que esperávamos! Esses dias, uma paciente que chamarei anonimamente de "Heloísa", voltou ao consultório após um período de mais ou menos 02 anos.
Chegou toda alegre dizendo que estava feliz em me ver. Durante a consulta começamos a conversar sobre o que havia lhe acontecido neste tempo em que esteve ausente. Contou-me, com muita naturalidade,  que após uma suspeita que tivemos,  o diagnóstico de Câncer de Mama havia se confirmado. Relatou que fizera a cirurgia para a retirada da mama comprometida e que escolheu não sofrer pelo que estava lhe acontecendo.

Disse não ter sido nada fácil, mostrou força a amigas que tiveram o mesmo diagnóstico mas não a mesma sorte; também referiu o apoio familiar como a força maior. Que esse apoio e essa escolha lhe fizeram passar com "garra" por todos os estágios do tratamento de quimioterapia e os efeitos colaterais dos medicamentos como a queda dos cabelos que agora se encontravam mais fortes e mais bonitos. 
Heloísa disse também que durante todo o processo da doença e do tratamento lembrava de uma frase que ouvira "Clodovil" falar na televisão em uma entrevista quando ele estava doente: "A DOENÇA É INEVITÁVEL, MAS O SOFRIMENTO É OPCIONAL".

A vida é feita de escolhas e Heloísa escolheu não sofrer. Escolheu viver e ser feliz mesmo naquele momento em que a vida parecia que iria ter fim. Deus nunca disse que nossa vida seria fácil, mas disse que valeria a pena viver. Heloísa estava me contando isso! E é por isso que estou aqui agora, transmitindo a vocês a historia de Heloísa e tentando passar a força que ela teve e ainda tem porque o tratamento ainda não terminou, esta apenas começando, mas com certeza Heloísa irá tirar de letra!

Pode ser que essa seja a missão de Heloísa, de mostrar que temos a escolha de não sofrer, a escolha de ser feliz SEMPRE! Nao sei, mas seja qual for a missão tem a minha admiração!!!

Hoje em 08 de agosto de 2015 Heloísa encontra-se curada.