30 de junho de 2009

A SAUDE E A MULHER


Através de grandes lutas, vencendo discriminações de diversos tipos, as mulheres superaram grandes dificuldades. Cada vez mais se abrem novas portas fazendo com que elas adquiram o seu espaço e consigam administrar o seu tempo dividindo-o com a família, trabalho e lazer.

Com isso suas atitudes se tornaram modelo de comportamento para os filhos e pessoas que ao seu lado convivem. Toda mudança de hábitos é bem-vinda e nada melhor que a clareza, sensibilidade e delicadeza de uma mulher para entender e direcionar prioritariamente suas necessidades e também as de um grupo familiar, profissional ou social.

Atualmente a PREVENÇÃO de doenças deixou de ser opção e passou a ser considerado o melhor tipo de atitude a ser tomada.

No Brasil, o CANCER DO COLO DO UTERO está classificado em segundo lugar como a doença que mais mata nossas mulheres depois do Câncer de mama. No entanto apenas com um exame de coleta em lamina você consegue prevenir a doença.

Apenas 20% das nossas mulheres fazem o EXAME PREVENTIVO (Papanicolaou). Nos países escandinavos 95% das mulheres aderiram ao exame e conseguiram erradicar o câncer de colo.

Independente da idade, todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, devem fazer o exame. Se não houve iniciação da atividade sexual considera-se idade ideal a partir dos 25 anos. A importância está na conscientização da realização anual do exame.

O sucesso do teste está na possibilidade de detecção do virus
HPV (hoje considerado uma das causas do câncer de colo do útero) e outras doenças que possam ocorrer antes do desenvolvimento do câncer. O exame alem de ser uma maneira de diagnosticar a doença pode determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Para a realização do exame preventivo deve-se considerar alguns cuidados:

1. Não estar menstruada.
2. Abster-se da atividade sexual por 03 dias que antecedem o exame.
3. Não usar cremes, gel, ou lavagem intravaginal por pelo menos 05 dias antes do exame.

O CANCER DE MAMA é uma das principais causas de morte entre nossas mulheres. Ele tem maior incidência nas mulheres entre 45 - 55 anos . Hoje, 70% dos casos de câncer de mama no Brasil, são diagnosticados na fase inicial quando as chances de cura chegam a 97% em 05 anos. Diferente de 20 anos atrás quando se descobria a doença em estágio avançado.


Muitos tumores de mama não dão qualquer sintoma. É importante a mulher estar familiarizada através do AUTO – EXAME com a aparência, sensações, formas e texturas de suas mamas para detectar qualquer alteração. O auto-exame é uma forma da mulher conhecer o seu corpo.

A MAMOGRAFIA é considerada o exame preventivo principal (numero um) na detecção do Câncer de Mama tendo como método diagnóstico complementar quando necessário, a ultrassonografia. Deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade, independente do exame clínico ou do auto-exame apresentarem-se normais.

FAÇA SEU EXAME PREVENTIVO GINECOLÓGICO ANUALMENTE e qualquer alteração que note em seu corpo não hesite em procurar o seu médico ginecologista (mesmo que não seja a época do seu preventivo). Ele pode orientar e tirar as suas dúvidas e assim você se sentirá mais segura. O diagnóstico precoce através do exame preventivo anual, as novas terapias e o seguimento adequado aumentam as chances de cura.


PENSE NISSO, TOME ESSA ATITUDE COM CARINHO!!!


Nenhum comentário: